Bolha imobiliária!!!
Mito ou verdade?
Vanessa
Posca
O termo Bolha imobiliária surgiu com a crise que ocorreu, primeiramente nos EUA e posteriormente na Europa.
Na ocasião instituições financeiras ofereceram crédito barato e sem exigência de muitas garantias, motivando assim a população a ir além de adquirir imóvel para a moradia própria, começaram a adquiri-los com o objetivo de investimento financeiro, o que consequentemente gerou uma aceleração no mercado por parte das construtoras e uma elevação no valor dos imóveis.
Porém em contrapartida a população não conseguiu arcar com este aumento, deixando assim de pagar suas dividas e causando assim uma grande crise financeira com reflexos internacionais.
No Brasil, a mídia e alguns profissionais da área econômica vêm questionando a grande valorização de imóveis que está ocorrendo, principalmente nas grandes cidades do Brasil. Eles estão alertando a todos quando ao risco de que possa ocorrer o mesmo em nosso país, porém diversos especialistas do setor afirmam que não há motivos para esta preocupação, pois diferente dos EUA e outros países da Europa ainda há muito espaço para este crescimento no Brasil.
O déficit habitacional em nosso país é enorme, segundo estudos da Fundação João Pinheiro o déficit é de 5,8 milhões de domicílios, e a grande maioria da população brasileira está em busca do investimento em imóveis para a moradia própria e não com o objetivo de investimento financeiro, diferente do que ocorreu nos Estados Unidos. Mesmo com o aumento significativo que ocorreu nos últimos dois anos, o mercado imobiliário tem muito espaço para crescer.
As diferenças entre o mercado dos EUA e o mercado brasileiro são muitas, segue alguns exemplos:
- Nos EUA o percentual financiado pode ser maior que 100% do valor do imóvel, já no Brasil a média é de 60%.
- O americano também costuma refinanciar a dívida antes de terminar de pagar, o brasileiro costuma adiantar o pagamento, pois não gosta de manter uma dívida por muitos anos.
- As taxas de juros no Brasil são muito altas, por isso os bancos não precisam emprestar dinheiro para muita gente para obter retorno, nos EUA o dinheiro é mais barato e os bancos emprestaram dinheiro até para quem não tinha condições de arcar com a dívida.
Os bancos nos EUA entregam o dinheiro direto ao comprador, aqui o dinheiro vai direto para quem está vendendo, evitando assim que o ele seja usado para outros fins.
A região de Ribeirão Preto, é uma das grandes cidades do país e teve um crescimento significativo no mercado de imóveis nos últimos anos, e com esse crescimento veio à preocupação de que pudesse se instalar uma “bolha imobiliária” na região. Porém ao ser analisada por especialistas conclui-se que não existe motivos para preocupações.
Os imóveis da região estão com valores dentro da realidade do município e em sua grande maioria são imóveis que atendem a população da classe C, que buscam financiamento para a aquisição da casa própria, pois anteriormente não tinham a menor condição de adquiri-la.
O Brasil tem 202,7 milhões de habitantes, o número é 0,86% maior que a população calculada em 2013, segundo as estimativas do IBGE. Destes 202,7 milhões de pessoas, 44 milhões são do estado de São Paulo, ou seja, 21,7% da população do país.
Ainda segundo estimativas, 74,8% da população brasileira possuem casa própria, sendo que 70% destes imóveis estão quitados tendo assim 25,2% da população brasileira que não tem casa própria no Brasil.
Levando ainda em consideração que praticamente todos os dias surgem novas famílias e também a ascensão da classe C, que atualmente possuí maiores condições para aquisição de uma residência própria e que o valor da prestação da destes imóveis estão bem próximos aos valores de alugueis, o mercado imobiliário pode ficar despreocupado pois a possibilidade de uma crise esta bem longe.
Portanto podemos dizer que a história da bolha imobiliária é entre aspas um mito, que pode facilmente ser esclarecido pelos fatores citados acima.
Assim como este já tivemos e temos muitos outros mitos, como por exemplo, o mito de que investir em ações da bolsa de valores é só para quem tem muito dinheiro.
O mercado financeiro é cercado de mitos que muitas vezes afastam os investidores, fato que só vem a reforçar a ideia de que antes de acreditar em “boatos” devemos estar atentos às informações que podem estar relacionadas ao seguimento em que atuamos, ou que temos interesse, para saber distinguir o que realmente é um fato de um boato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário